POR VALENTINA NOGUEIRA: CUIDADO NAS ESTRADAS PREVINA-SE NO FERIADO

Valentina Nogueira
Valentina Nogueira

O feriado chegou e muita gente está se preparando para pegar a estrada. Com tantos carros em trânsito, a atenção deve ser redobrada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no feriado de páscoa e Tiradentes foram registradas 136 mortes, 2,7 mil acidentes e mais de 1.500 pessoas ficaram feridas.

Para que a viagem em família seja tranquila, prudência é primordial. Até porque, a maior parte dos acidentes de trânsito ocorre por falta de atenção dos motoristas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes são causados por falha humana, 6% por questões relacionadas à estrada e apenas 4% por falhas mecânicas.

Um bom motorista sabe que a direção defensiva é fundamental. Entre os elementos deste tipo de direção, está a habilidade de prever o que os outros motoristas podem vir a fazer, de modo a evitar colisões. O infográfico abaixo, da Minuto Seguros, traz algumas dicas:

Luz: Iluminação demais ou de menos podem causar problemas. Por isso, atente-se para não utilizar a luz alta quando próximo de outros veículos, pois ela ofusca a vista do motorista da frente ou do que vem no sentido oposto. Sempre que possível, trafegue com luz baixa. Em caso de via escura, pode-se guiar pela faixa branca lateral.

Buracos: Fique atento aos problemas da pista. Se estiver percorrendo estradas em más condições, adeque a velocidade de direção. Passar em alta velocidade por buracos na pista pode desestabilizar o carro e provocar acidentes.

Clima: Em caso de granizo, chuva, neblina ou vento, redobre a atenção, diminua a velocidade e aumente a distância do carro em frente.

Manutenção: A manutenção do veículo deve estar em dia. Antes de viajar, cheque a calibragem dos pneus, o nível do óleo e se o carro possui combustível o suficiente. Não esqueça também de revisar o freio, motor e outras partes que podem sofrer desgastes.

Desestabilização: Em curvas fechadas ou declives, tenha controle sobre a velocidade do carro. Alta velocidade pode fazer você perder o controle da direção. Porém, não freie quando já estiver na curva. Isso pode fazer o carro ser jogado para fora da pista. O ideal é reduzir a velocidade antes de entrar na curva e fazê-la pisando levemente no acelerador.

Sinalizações: Respeite os limites de velocidade indicados nas placas. Quando for mudar de pista ou entrar em alguma via, não se esqueça de sinalizar. Só assim os demais motoristas poderão estar preparados para as suas ações.

Distância: mantenha uma distância segura do carro em frente, para ter tempo de reagir caso o outro motorista realize uma freada brusca, por exemplo.

Dirija com cuidado e bom feriado!

Por Valentina Nogueira -Estudante de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *