POVOADO RAPOSA DO ZECA FARIAS EM CODÓ RECEBE PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS QUE ATUAM NO PROJETO “DIA DE CUIDAR”

Índice
Imagem meramente ilustrativa

Distante a 36 Km da zona urbana de Codó – MA, o povoado Raposa do Zeca Farias se constitui em uma comunidadecom pouco assistência à saúde,considerando que o posto de saúde mais próximo, situado na localidade Alegre, está a aproximadamente 12 Km, o que representa para os moradores da comunidade um desafio quando se trata de obter uma consulta médica ou outro serviço assistencial. Com base nesta triste realidade o grupo de voluntários de diversas áreas que incluem profissionais da saúde, do direito e da beleza, planejaram e executaram neste sábado (09 de maio) o 4º Dia de Cuidar – uma iniciativa que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, advogados, cabelereiros,cabelereiras, e ainda serviços de lazer como cinema 3D e jogos recreativos – tal ação se iniciou as 9h00 e finalizou por volta das 16h00.
Os profissionais da saúde realizaram ações como medição de pressão arterial para detectar a hipertensão, glicemia capilar para detecção do diabetes mellitus, além de consultas médicas e coleta de material para exames laboratoriais. “É muito importante ter isso aqui na comunidade, pois aqui a gente às vezes se sente esquecido” – argumentou um morador da comunidade.
Já as crianças passaram pela experiência única de ver pela primeira vez vídeos em 3D, o que despertou a curiosidade dos mesmos pelo cinema.A assistência na área do direito contou com o esforço de um advogado que prestou informações para alguns membros da comunidade, orientando sobre o direito previdenciário entre outras questões.
Mulheres, homens e crianças também tiveram uma atenção especial pelos profissionais da beleza que ofertaram corte de cabelo e penteados. Em outro momento, em comemoração ao dia das mães, foi ofertada uma rosa a cada mãe que recebeu algum tipo de serviço. As rosas simbolizam a felicitação do grupo a todas as mães da localidade.
Além dos profissionais descritos, outros apoiadores estiveram presentes no local como o Vereador Domingos Reais, Vereador Chaguinha da Câmara, o Presidente da CDL e empresário João dos Plásticose o Advogado Dr. Yuri Correa. A equipe de assessores do Vereador Pedro Belo também prestou colaboração no evento.
Assim é o “Dia de Cuidar” que tem por lema: “A saúde é sua. O cuidado é nosso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *