PREFEITO ZITO ROLIM VISITA USINA DE RECICLAGEM QUE PODERÁ CHEGAR A CODÓ EM 2014

GetAttachment (1)
Visita

Em recente viagem ao Estado do Rio de Janeiro, o Prefeito municipal de Codó-MA, Zito Rolim, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, realizaram uma visita técnica a uma Usina de Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos que poderá ser instalada no município de Codó a partir de 2014. Aprovada em 2010 pelo Congresso Nacional, a Lei 12.305/10 que trata Política Nacional de Resíduos Sólidos exige que as cidades brasileiras acabem com seus lixões até agosto do ano que vem.

A Secretaria de Meio Ambiente de Codó, também responsável por apresentar uma solução ao problema da destinação final dos resíduos, tem se mostrado bastante aplicada em resolver tal problema. No ultimo mês de agosto, o Secretário Ferdinando Rocha realizou apresentação do PMGRS a câmara municipal de Codó, primeiro prazo estabelecido pelo Governo Federal para que os municípios apresentassem seu planejamento para o acondicionamento adequado do lixo.

Ferdinando Rocha e o Prefeito Zito Rolim, a convite da usina, foram conferir de perto todo o funcionamento da usina, a tecnologia aplicada, seu processo de seleção e destinação, gerenciamento, reciclagem e custos de implantação.

Desde que foi estipulado o prazo para o cumprimento da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos estivemos focados e trabalhando para apresentar a melhor solução para a questão do destino do lixo de Codó. Estamos acompanhando de perto todo o serviço com os tratores, que periodicamente estão organizando todo o passivo para não ficar disperso. Sei que a Secretaria de Meio Ambiente tem se empenhado bastante em organizar seus projetos e mostrar resultados para a população de Codó. Não há dúvidas da competência do Secretário e do seu conhecimento técnico. Por isso fomos juntos a usina para ver a viabilidade de sua implantação em Codó”. Explicou o prefeito.

GetAttachment (2)
Usina

A Usina Fluminense trabalha de maneira limpa e consegue executar e processar todo material de lixo doméstico produzido. A Instalação ainda agrega outros valores: como a criação de uma cooperativa, montada a partir das famílias que trabalhavam na área do lixão, e uma pequena usina geradora de energia. Depois de selecionado e processado, o lixo orgânico é aterrado com equipamento adequado e canalizado para a extração do gás metano, produzindo energia para própria usina.

De acordo com Ferdinando Rocha, dentre as opções analisadas pela SEMMAT e pelo prefeito Zito, a instalação de uma usina nesses moldes seria a medida mais provável. “A SEMMAT tem tido todo apoio do prefeito Zito e também da Câmara Municipal para superar as dificuldades e dar continuidade ao trabalho que temos feito a frente da pasta. Estamos caminhando para solução final do problema dos resíduos sólidos e já estamos aptos a instalação de qualquer empreendimento desse tipo em Codó”. Finalizou o secretário.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

 

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades