PREFEITURA ADERE À REDESIM PARA AGILIZAR A FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM CAXIAS

11917675_668257286637839_7477921834997255748_n

Técnicos do Sebrae estiveram reunidos, nesta terça-feira (18), com o secretário de Fazenda, Berilo Araújo, e o prefeito Léo Coutinho. No encontro, foi apresentado o funcionamento da RedeSim, sistema denominado de ‘Empresa Fácil’, cujo objetivo é desburocratizar o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas.
O Empresa Fácil é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, e as disponibiliza na rede mundial de computadores (Internet), em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.
“O Sebrae tem o compromisso com o empreendedorismo da região. Hoje, sentamos com o prefeito de Caxias para oferecer uma ferramenta gratuita que proporcionará rapidez na legalização e incentivo de empresas, gerando mais empregos, maior incremento na arrecadação e um controle efetivo do quantitativo empresarial”, ressaltou a gerente regional do Sebrae Caxias, Milena Cabral.
Francisco Martins, consultor do Sebrae, explicou as vantagens do projeto para o município de Caxias. Segundo ele, “os órgãos envolvidos irão, gradativamente, integrar seus fluxos de licenciamento de forma simplificada ao ‘Empresa Fácil’ para que, quem desejar abrir uma empresa, não tenha mais necessidade de se deslocar a vários órgãos, como Prefeitura e Junta Comercial”.
No Maranhão, o sistema foi adotado pelo governador Flávio Dino, e visa ser implantado nos 217 municípios do estado. O Subcomitê da RedeSim optou pelo sistema da VOX, o mesmo que funciona, com sucesso, nos estados de Alagoas e Paraná, unidades da federação que se tornaram referência na implantação do sistema.
Depois de discutidos os benefícios da RedeSim, o prefeito Léo Coutinho assinou o termo de adesão do projeto. Caxias passa a ser a primeira cidade da região Leste Maranhense a aderir o sistema. “Estamos sempre preocupados em oferecer mais comodidade para os empresários locais. Começamos com a Nota Fiscal Eletrônica e agora, com mais essa ferramenta, novos empresários caxienses poderão abrir uma empresa de forma ágil e eficiente pela internet”, disse o prefeito de Caxias.

Mais

Na próxima semana, funcionários da Prefeitura de Caxias receberão um treinamento de um técnico da VOX para utilizar a RedeSim. A previsão é que o sistema esteja em funcionamento a partir de 31 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *