PREFEITURA DE CODÓ PROMOVE DIA DA SAÚDE DA MULHER

DSC_0976

A esquerda Claudio Paz, ao meio Zito Rolim, a direita Valdeck Frota

A prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Saúde CAM, realizou nesta quinta-feira (13) um dia inteiramente dedicado a saúde da mulher. O evento, comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu no CETECMA durante todo o dia, com diversas atividades preventivas para saúde da mulher. O foco principal foram os exames clínicos preventivos de colo de útero e mama e o encaminhamento para exames de ultrassonografia e mamografia, mas outras atividades de saúde foram realizadas como teste de glicemia, HIV, aferição de pressão arterial, vacinação contra tétano e hepatite e palestra sobre HPV.

Estavam presentes no evento o Diretor da Unidade de Saúde CAM, Waldeck Frota, o Secretário de Saúde, Dr. Cláudio Paz, o Médico Dr. Digeorgio e o Prefeito de Codó, Zito Rolim, além de profissionais do Núcleo de apoio a Saúde da Família e do Programa Saúde da Mulher. Após a palestra sobre saúde e prevenção foi realizado sorteios de eletrodomésticos e utensílios para o lar. Um café da manhã também foi oferecido às mulheres presentes.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Cláudio Paz, o evento visa criar uma cultura de prevenção para as mulheres codoenses e aproximá-las das unidades de saúde do município. “Essa grande atividade unificada que estamos fazendo é uma forma de atrair as mulheres para os eventos promovidos pela secretaria de saúde e aproximar os médicos e a comunidade. Queremos que as mulheres tenham a noção de que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. As mulheres muitas vezes, em função do grande fluxo de atividades, esquecem de cuidar da própria saúde e realizar exames preventivos, que detectam doenças como câncer de mama e colo de útero. Estamos trabalhando para mudar essa realidade”.

DSC_0943

Dr. Claudio Paz em conversa com as mulheres

O secretário ainda informou que a prevenção da saúde da mulher, os exames papanicolau e mamografia são os mais importantes para rastrear o câncer. No entanto, a atenção deve ser redobrada também quanto aos cuidados básicos para se proteger da doença, como preconiza o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para evitar o câncer nas mulheres, o Inca orienta para não fumar, praticar atividades físicas, controlar o peso por meio de uma boa alimentação, fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos (mulheres entre 25 e 64 anos), submeter-se ao exame clínico das mamas anualmente (mulheres com 40 anos ou mais) e realizar a mamografia a cada dois anos (mulheres entre 50 e 69 anos), além do uso de preservativos.

Para o Prefeito de Codó, Zito Rolim, que conversou com a platéia feminina no auditório, a atividade é uma forma de homenagear as mulheres pelo dia 8 de março, oferecendo serviços de saúde de prevenção e exames muito importantes para a saúde da mulher. “Essa é uma ótima oportunidade para que as mulheres de Codó venham realizar seus exames preventivos, olhar mais para sua saúde, assistir a palestra importante sobre como cuidar melhor de sua saúde e receberem as nossas homenagens e o nosso carinho. Eu, em nome também da secretaria de saúde e de todos os profissionais aqui presentes, quero parabenizar todas vocês pelo dia Internacional da mulher e por estarem cuidando bem da saúde. Sintam-se todas abraçadas nesse momento”. Finalizou o prefeito

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *