PREFEITURA DE RIBAMAR LANÇARÁ PROJETO SAMU SOLIDÁRIO NESTA SEXTA DIA 12

unnamed
Em treinamento

A Prefeitura de São José de Ribamar lançará, na tarde desta sexta-feira (12), o projeto “SAMU Solidário”, iniciativa pioneira no Maranhão que visa ampliar as ações e conhecimentos na área da saúde, através do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), e promover a solidariedade beneficiando famílias carentes do município.

A cerimônia de lançamento acontecerá a partir das 14h30 no auditório do Hospital Municipal de São José de Ribamar, localizado na sede da cidade, onde será realizado treinamento em Suporte Básico de Vida direcionado para funcionários da unidade de saúde.

O projeto funcionará da seguinte forma: instituições públicas e empresas privadas, por exemplo, interessadas em capacitar os seus servidores poderão procurar o SAMU de São José de Ribamar, que possui uma equipe formada por profissionais bem preparados, ligando para o telefone 3224 3030 ou se deslocando até a sua base, situada na sede do município.

Os profissionais ministrarão gratuitamente para estes agentes cursos e treinamentos variados na área de Suporte Básico de Vida, tais como parada cardiorrespiratória; obstrução de via aérea por corpo estranho; afogamento; manuseio adequado do desfibrilador externo automático; dentre outros. Os cursos e treinamento serão realizados na própria sede da instituição ou empresa.

Em contrapartida, como forma de custear a inscrição do seu funcionário, a instituição ou empresa doará ao Núcleo de Educação Permanente do SAMU ribamarense alimentos não perecíveis (pelo menos dois quilos por servidor inscrito) que, posteriormente, serão entregues para entidades que trabalham com famílias carentes na cidade. Cada treinamento terá turmas formadas por até 30 pessoas.

Desde 2011, a administração do prefeito Gil Cutrim vem promovendo diversas ações de capacitação de servidores na área da saúde e disseminação de conhecimentos junto à comunidade. Um destas ações exitosas é o projeto “SAMU nas Escolas”, iniciativa também pioneira que leva para dentro do ambiente escolar informações sobre primeiros socorros e atendimento de vítimas em estado grave, além de conscientizar alunos e professores sobre importância de orientar à população a não passar trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) da cidade.

 ASCOM Prefeitura de Ribamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades