PRESIDENTE DUTRA ADERE AO VISUAL LAW NA COMUNICAÇÃO DE ATOS PROCESSUAIS, SAIBA MAIS NA MATÉRIA ABAIXO

A 1ª Vara de Presidente Dutra adotou a técnica de comunicação oficial com elementos visuais que tornam a mensagem mais simples e de fácil leitura e compreensão, conhecida no meio jurídico como “Visual Law”, implementada na comunicação oficial da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão na atual gestão.

O novo modelo de comunicação foi utilizado pela juíza Michelle Amorim Sancho Souza Diniz (1ª Vara de Presidente Dutra), em Ato Ordinatório, com um passo a passo que as partes processuais devem seguir em audiência virtual una de conciliação, instrução e julgamento, nesta quarta-feira, 18.

A mensagem – simples, breve e objetiva – orienta as partes para os prazos e providências relativas à realização da audiência, meios de intimação, atos presenciais e contatos disponíveis para solucionar dúvidas e encaminhar solicitações.

O formato foi adotado durante o período da pandemia, em que se priorizou a comunicação eletrônica nos atos processuais e judiciais, como alternativa para o acesso à justiça e como meio de aproximar o Poder Judiciário dos jurisdicionados e operadores da Justiça, nas rotinas de comunicação de atos no curso processual.

Segundo a juíza, essa técnica facilita aos advogados, membros do ministério público e jurisdicionados em geral, o acesso aos sistemas eletrônicos e melhor compreensão da dinâmica processual no ambiente virtual.

“A utilização do Direito e do Design faz com que a gente possa aproximar as partes do processo, para melhor compreensão. A ideia é que o planejamento da unidade, no próximo ano, seja todo feito por meio do ‘visual law’.  Conforme os mandados de secretaria e atos ordinatórios forem passando pela minha mesa, iremos adaptando esses modelos para uma maneira mais inteligível, porque o Poder Judiciário é extremamente formal, burocrático, mas, em virtude das ideias de inovação e também de aproximação do serviço judiciário do usuário, é necessário que a gente consiga pegar elementos das outras ciências que possam ser aplicadas no Direito”, explicou a juíza, que já utiliza a Metodologia “Canvas Jurídico” no planejamento estratégico em sua unidade.

VISUAL LAW

“Visual Law” é uma ferramenta tecnológica utilizada na comunicação jurídica atualmente. Utiliza elementos do Design, empregados de forma integrada ao Direito, como vídeos, infográficos, fluxogramas, associados ao texto, para facilitar a leitura e compreensão das mensagens oficiais.

A vantagem do uso é a objetividade da mensagem e a simplicidade da compressão, poupando tempo e recursos para os envolvidos no processo.

O primeiro documento construído com base nessa técnica foi um Ofício Circular remetido pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, aos delegatários das Serventias Extrajudiciais, em  15 de outubro de 2020, acompanhada de vídeo.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *