PROFISSIONAIS DA SEMED E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARTICIPAM DE DIA DE PRODUTOS BIOFORTIFICADOS

ie
Rosina Venvindo e Adelmo Soares

Esta semana o Povoado Barra do Saco, na zona rural do município de Codó, foi palco para o Dia de Campo de Produtos Biofortificados. O evento, que foi uma realização uma realização da Embrapa Meio Norte, Embrapa Agroindústria de Alimentos, AGERP, SAF e Harvest Plus, recebeu a visita do Secretário de Estado daAgricultura Familiar, Adelmo Soares. Estavam presentes autoridades municipais, como a Secretária de Educação Rosina Benvindo e representantes do poder legislativo e órgãos públicos do estado em Codó.
O evento teve como sede a propriedade do produtor de maior referência da região, o Sr. Onias Vieira de Santana, mais conhecido como Baixote. Em sua área de produção, Baixote já produz os cultivares biofortificados de batata-doce, feijão, mandioca e milho.O objetivo do encontro foi demonstrar as qualidades agronômicas e a importância estratégica do cultivo de produtos biofortificados como alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar da região. Será possível visitar as estações de feijão, batata doce e milho biofortificados da propriedade, degustar as variedades e tirar todas as dúvidas referentes a biofortificação.

i0
Participantes

Codó como referência no PAA e PNAE

De acordo com a Secretária Rosina Benvindo, a escolha de Codó para ser sede do encontro deve-se a sua posição de referência em relação ao incentivo a produção da agricultura familiar. “Podemos nos orgulhar de sermos exemplo e referencia no incentivo ao agricultor familiar. Nós da educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) obedecemos o que determina a lei, e destinamos 30% da compra de nossa merenda ao produtor familiar, beneficiando hoje, onze cooperativas e 176 famílias, em um total de investimentos de um milhão e duzentos mil reais para a compra local. Só este ano já foi repassado mais de meio milhão para os produtores de nosso município”, explicou.

Produtos Biofortificados

A secretária ainda comentou que a parceria entre AGERP, AGED, EMBRAPA e o Município, além de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, também leva alimentos de maior qualidade até as mesas das escolas da rede municipal. “Estamos adquirindo produtos mais fortes para nossas crianças, como o milho, o feijão, macaxeira e batata doce com mais nutrientes para nossos estudantes. Portanto essas iniciativas trazem o desenvolvimento ao campo, movimentam a economia local e beneficiam produtores, com geração de emprego e renda, eaos alunos de nossa rede municipal, com merenda de qualidade”, finalizou.

Ascom-Prefeitura Municipal de Codó/SEMED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *