SAÚDE: VEJA OS NÚMEROS PARCIAIS DO PLANO DE CONTROLE PARA HANSENIÁSE EM CODÓ

unnamed

Servidores da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou números parciais do Plano de Ações para o controle da Hanseníase em Codó. O município foi contemplado com o Projeto Ações Inovadoras para o Controle da Hanseníase, que tem como principal objetivo fazer a busca ativa nos bairros prioritários com alta incidência da doença. Em abril deste ano, profissionais da área da saúde pública municipal receberam treinamentos, orientações e palestras sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase.

Comunidades e profissionais

Os bairros que estão sendo trabalhados são: Santo Antonio, São Francisco, Codó Novo e São Sebastião. Cada bairro conta com Unidades Básicas de Saúde (Estratégia da Saúde da Família), com profissionais capacitados para prestar um melhor atendimento. E incluindo algumas localidades Quilombolas. A equipe do Projeto é composta por dois enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, um digitador e pela coordenadora municipal do controle da Hanseníase com o propósito de identificar precocemente a suspeita da hanseníase durante as visitas realizadas, com a avaliação da pele dos moradores e conscientização dos agravos da doença e se necessário, é encaminhado ao posto de saúde para avaliação médica.

Objetivos

De acordo com a Coordenadora da campanha em Codó, Delcina Filgueira, dentre os objetivos da campanha estão: Incrementar as ações de controle de hanseníase com vista à elevação do coeficiente de detecção de casos novos; Implantar estratégias de busca ativa para detecção de casos novos; Intensificar as ações de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos de hanseníases; manter o sistema de informação atualizado; elevar o percentual de contatos examinados e monitorar os dados fornecidos.

Números

RESULTADOS ALCANÇADOS COM A BUSCA ATIVA
(Março a Setembro)

TOTAL DE DOMICÍLIOS VISITADOS NOS BAIRROS5.893 (48.64%) 
TOTAL DE PESSOAS EXAMINADAS NOS BAIRROS16.133 (66,40%) 
TOTAL DE SUSPEITOS DE HANSENÍASE ENCAMINHADOS260 
TOTAL DE SUSPEITOS DE HANSENÍASE ENCAMINHADOS A US ATENDIDOS 111 (42,69%) 
TOTAL DE CASOS NOVOS DE HANSENÍASE DIAGNÓTICADOS68 (61,26%) 
TOTAL DE CASOS NOVOS DE HANSENÍASE MULTIBACILARES50 (73,52%) 
TOTAL DE CASOS NOVOS DE HANSENÍASE PAUCIBACILARES18 (26,48%) 
TOTAL DE CASOS NOVOS DE HANSENÍASE DIAGNÓSTICADOS EM MENORES DE 15 ANOS06 (8,82%) 

 

POPULAÇÃO QUILOMBOLA263 Examinados 

 

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *