SECRETARIA DE CULTURA E IGUALDADE RACIAL DE CODÓ PROMOVE MARCHA PARA ZUMBI NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DSC_0214

Caminhada

Na manhã dessa sexta-feira, dia 20, a Secretaria de Cultura e Igualdade Racial promoveu mais uma edição da Marcha para Zumbi, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A Marcha partiu da Praça PalmérioCantanhêde reunindo a comunidade negra de Codó e simpatizantes da cultura afro-descendente, estudantes e autoridades. A manifestação percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, culminando em um grande encontro da negritude codoense na Praça Ferreira Bayma.
A caminhada celebra o Dia da Consciência Nacional Negra e faz homenagens ao dia de falecimento de Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso Quilombo e que lutou pela igualdade entre as raças e a liberdade dos negros no Brasil colônia. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, a Marcha Zumbi dos Palmares encerra uma semana de atividades dedicadas a cultura afrodescendente , incluindo encontros religiosos de matriz africana, show com grupos culturais e artistas Locais e diálogos sobre cultura afro brasileira com Lideranças quilombolas, gestores educacionais, professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino.
“O evento é uma oportunidade de afirmação e divulgação da cultura afro, além de uma homenagem ao movimento pela igualdade racial em todo o país. Por isso a importância de valorizarmos esta data e evento tão importante em nosso país. Em Codó, cidade majoritariamente negra, temos a oportunidade divulgar a luta pelos direitos do negro no Brasil e de valorização da cultura negra. Graças aos esforço e o apoio do prefeito Zito Rolim, mantemos a nossa agenda e lutamos da melhor forma para transformar nossa sociedade mais igualitária e justa a todos”. Declarou.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *