SECRETÁRIO DE CULTURA E IGUALDADE RACIAL DE CODÓ REALIZA CICLO DE PALESTRAS SOBRE RACISMO E PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DE CODÓ

DSC07553

Augusto no memorial de Codó

A semana foi bem movimentada para o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra. Depois de promover a 61ª Festa do Negro e uma série de atividades comemorativas a semana da abolição da escravatura, o secretário encerrou as ações com uma série de palestras em escolas públicas do município.

Com o tema “Superando o Racismo”, o ciclo de palestras percorreu as escolas como Sarney Filho, Renato Archer, Estevam Ângelo, Governador Archer e Ananias Murad entre os dias 14 a 16 de maio. “É preciso que nossos estudantes em Codó tenham a real noção do que foi a escravidão, o processo de abolição no fim do século XIX, o racismo durante todo o século XX. Além disso, temos que discutir de forma madura com os alunos políticas públicas e ações afirmativas que garantam o direito dos negros no século XXI. Esses debates irão enriquecer o conhecimento de nossos estudantes e suas perspectivas como negros e cidadãos brasileiros”, ressaltou o secretário.

Cadeira 65 do IHGC

No fim de semana o Secretário participou da cerimônia de re-inauguração dos edifícios da estação ferroviária e do armazém da cidade de Codó, que foram restaurados pelo IPHAN. O complexo ferroviário vai abrigar um memorial da cidade e a nova sede do Instituto Histórico e Geográfico de Codó. O secretário Augusto Serra também é membro do Instituto e ocupa a cadeira de número 65, de Orlando Araújo.

Na oportunidade o secretário destacou o empenho de todos os profissionais do IPHAN-MA, os confrades do Instituto e o apoio do Prefeito Zito Rolim. “Agora teremos uma linda sede em um edifício histórico. A nova sede, juntamente com o museu da cidade, que abrigará obras de artistas locais, irá revitalizar essa parte tão importante da cidade e resgatar de forma digna e rica a nossa história”, finalizou.

Ascom/SMCIR

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *