SECRETÁRIOS DE SAÚDE SE REÚNEM PARA TRANSFORMAR CAXIAS EM CENTRO DE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER NA REGIÃO

unnamed

Reunião melhoramento saúde

Na manhã desta quarta-feira (22), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias, foi realizada uma oficina para apresentação da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas do eixo temático de oncologia (tratamento do câncer).

Participaram da reunião secretários de saúde de Caxias, Timon, Codó, São João dos Patos e Duque Bacelar. Na oportunidade, foi discutido e aprovado o plano de oncologia, que será homologado no dia 27, em São Luís, na Comissão de Intergestores Bipartite.

Para o secretário de Saúde de Duque Bacelar, Jales Moura, esse é um momento relevante. “Por enquanto, a região é dependente de Teresina, mas nossa ideia é que Caxias se torne referência no Maranhão”, destacou Moura.

RPS (3)

Reunião

Quando a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM) em Caxias estiver funcionando, 27 municípios das regiões de Caxias, Timon e São João dos Patos serão atendidos aqui. Enquanto isso não acontece, os pacientes serão atendidos em Teresina, graças a um acordo entre os governos do Maranhão e Piauí.

O secretário de Saúde de Caxias, Vinicius Araújo, ressaltou o processo que o município irá passar para que a UNACOM seja implantada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Ao todo, possuímos três regiões de saúde, a ideia é pactuar todas elas. Gestores das três regiões vieram discutir o tema, vinte e sete municípios serão beneficiados com a implantação. Esse é um processo que demanda tempo”.

A dívida do Maranhão de oito milhões de reais, relativa aos pacientes maranhenses atendidos em Teresina no período de 2010 à 2013, foi assumida pelo Ministério da Saúde, que já quitou a primeira parcela de 2,7 milhões de reais, em janeiro, e que se prepara para pagar agora a segunda, de 2,6 milhões de reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *