SEMANA DO BEBÊ E SEMANA DO BRINCAR DEBATEM A PRIMEIRA INFÂNCIA EM CAXIAS

unnamed

Prefeito Léo Coutinho com organizadores do evento

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início à Semana Mundial do Brincar e à Semana do Bebê, no Centro de Cultura. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Leo Coutinho, vereadores, coordenadores e professores.
Na abertura, as crianças puderam contar com espaços de brincadeiras espalhados pela Praça do Pantheon, desenvolvidos por educadores físicos, assistentes sociais e acadêmicos de pedagogia. Os espaços serão preenchidos com atividades variadas como pula-corda, elástico, amarelinha, “travinha”, brincadeiras com papel, pinturas, motocas e pula-pula. O entorno da praça foi bloqueado para garantir a segurança das crianças.

SEMANA DO BEBÊ

A Semana do Bebê é uma estratégia social aprovada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como objetivo fortalecer o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, fazendo uma grande mobilização em favor da primeira infância.

SEMANA DO BRINCAR

unnamed

Prefeito Léo Coutinho com organizadores do evento

A Semana Mundial do Brincar é promovida por todos os núcleos da aliança pela infância no Brasil e nos municípios parceiros. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar, realizados graças a uma série de articulações.
Para Melice da Silva, mãe de uma aluna, ressaltou a importância do binômio brincadeira/aprendizado para o desenvolvimento das crianças. “Essa forma de brincar, resgatando as antigas brincadeiras, é uma saída de rotina para a criança. Consequentemente, desenvolve ainda mais a relação delas com o mundo”.
O objetivo da Semana é contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criatividade, resiliência e coragem das crianças. Além disso, pretende refletir sobre o impacto de que as pessoas terem cada vez menos tempo para essa ação na infância.

BRINCAR É EDUCAR

A secretaria de Educação, Maria Lúcia, destacou a semana como um trabalho indispensável para resgatar a primeira infância. “A semana será destinada inteiramente às crianças caxienses, com o objetivo de fazer com que a criança aprenda a brincar juntamente com seus pais”, afirmou.
A programação inclui brincadeiras, mesa redonda, palestras, atividades físicas, esportes e teatro de fantoches. Não são necessárias inscrições para a participar do evento. Cerca de dez mil crianças participarão das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *