SERVIDORES DA SECRETARIA DE CULTURA DE CODÓ ACOMPANHAM TÉCNICOS DA FUNASA EM VISITA ÀS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO

IMG_20150814_092729476(1)
Visita às comunidades quilombolas de Codó

A equipe de técnicos da Funasa, que fazem parte do Serviço de Saúde Ambiental/Seção de Educação em Saúde Ambiental (SESAM/SADUC) esteve durante a semana passada em Codó visitando as comunidades quilombolas do município, com o objetivo de identificar as suas necessidades, através de diagnóstico situacional e social, bem como coleta de amostras da agua utilizada por estas comunidades.
A equipe que é formada por quatro profissionais: dois da Educação e Saúde e dois da Equipe Técnica de Laboratório, em Codó recebeu o reforço de dois servidores da SEMCIR – Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial que foram designados pelo Secretário Augusto Serra para acompanhar a equipe do estado nas visitas às comunidades quilombolas codoenses. O programa que está sendo aplicado em vários municípios maranhenses será desenvolvido em duas etapas: a primeira parte que está sendo de reconhecimento, avaliação e diagnóstico dessas comunidades. Na segunda fase serão feitas oficinas e encontros de Educação em Saúde Ambiental, para apresentar e discutir com os quilombolas e gestores municipais o resultado do diagnóstico, e assim, apontar soluções alternativas que contribuam para a promoção da saúde e inclusão social.

IMG_20150811_141452408
Visita às comunidades quilombolas

A Participação da SEMCIR

A SEMCIR – Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial é o Órgão municipal responsável pela elaboração, articulação, mobilização e implementação de politicas afirmativas para promoção da Igualdade Racial e inclusão das comunidades tradicionais do município “temos a obrigação de contribuir, acompanhar e facilitar o trabalho desta equipe, principalmente pela relevância do trabalho que inclui políticas publicas de saúde e controle social, estaremos sempre à disposição das instituições parceiras. Além do mais, estas visitas também serviram para atualizarmos algumas informações a nível de município” disse o secretário Augusto Serra.

ASCOM-SEMCIR

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *