SOCIEDADE CODOENSE SE MOBILIZA PARA ENTRAR NA LUTA CONTRA HIV/AIDS

unnamed (4)

Ver. Maria Paz com o marido, o médico Claudio Paz

Essa semana a Câmara Municipal de Codó foi palco para uma proveitosa audiência pública sobre a luta contra o vírus HIV/AIDS.  Na ocasião, vereadores e representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada debateram o tema, apresentaram números e discutiram o que todos poderiam fazer para alertar a população sobre a importância do controle da doença no município de Codó.

A vereadora Maria Paz (PV), em entrevista, falou sobre a importância de um trabalho contínuo e educativo para a prevenção. “Os números da AIDS cresceram muito no Brasil, como foi mostrado aqui na câmara pela Dr. Alessandra Macedo. Por isso precisamos discutir ações contínuas e campanhas educativas para sensibilizamos a população sobre a importância de se prevenir. A doença está aí e as pessoas tem que levar esse assunto mais a sério. Temos que elucidar a população sobre a importância de se proteger e não ser infectado, pois o tratamento ainda é caro e é pra sempre”, preconizou a parlamentar.

Trabalho de prevenção e tratamento do HIV

Na ocasião, o ex-secretário de Saúde do Município e médico de Codó, Dr. Cláudio Paz, falou um pouco sobre suas estratégias para combater o vírus no município de Codó. O médico disse que ao assumir a secretaria de saúde em abril de 2009, com apoio do Prefeito Zito Rolim, encarou o desafio em relação ao enfrentamento do combate a AIDS.

unnamed (5)

Dr. Claudio Paz

Dr. Cláudio relatou que trabalhou em duas estratégias: a primeira foi investir na prevenção com treinamento de pessoal, palestras em escolas, igrejas, seminários, campanhas na zona rural e urbana, carnaval, caminhoneiros km 17 e parada da diversidade. A segunda foi modernizar equipamentos de diagnóstico, investir em medicamentos para tratar doenças oportunistas como pneumonia e tuberculose. O ex-secretário também conseguiu em 2013 recursos para a reforma e ampliação, mobília e veículos para o CTA de Codó.

Por meio de Convênio, Dr. Cláudio, enquanto secretário de saúde, também tornou possível a criação da Casa de Apoio Nossa Senhora da Natividade, que recebeu recursos para sua construção e mobilha, e continua recebendo para sua manutenção. O médico também lembrou o importante trabalho feito no TFD (Tratamento Fora de Domicílio) que presta transporte para o tratamento de portadores do vírus que precisem de atendimento fora de sua cidade. “Durante o tempo em que estive a frente da secretaria de saúde contei com a sensibilidade do prefeito Zito, para juntos realizarmos avanços significativos na saúde e, sobretudo no que diz respeito a prevenção e tratamento do vírus HIV”, declarou.

Ascom/Vereadora Maria Paz

 

Um comentário em: “SOCIEDADE CODOENSE SE MOBILIZA PARA ENTRAR NA LUTA CONTRA HIV/AIDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *