SOLICITAÇÕES DE RESSONÂNCIA DE CODÓ SERÃO REFERENCIADAS PARA O MUNICÍPIO DE CAXIAS

maria10

Ver. Maria Paz

A Vereadora Maria Paz (PV) comentou sobre a pré-candidatura de Lobão Filho, ocorrido no último dia 23, e da do ex-secretário municipal de saúde, Dr. Cláudio Paz (PRP). Na avaliação da parlamentar, os nomes de Lobão Filho ao governo do estado e a de Dr. Cláudio Paz para Assembléia Legislativa do Maranhão irão enriquecer o próximo pleito. “Uma vitória na majoritária com Lobão Filho será uma conquista para os municípios de nosso Estado devido trabalho realizado pelo Senador em benefício do Maranhão em seus sete anos de mandato. Também observo o nome de Dr. Cláudio Paz como uma boa alternativa de nossa cidade e região ter mais representatividade na política estadual”.

A parlamentar relembrou um projeto, feito ano passado pelo então secretário de saúde Dr. Cláudio Paz, que destina os exames de ressonância magnética de pacientes codoenses para cidade de Caxias, realizados antes na capital São Luís. “Será mais fácil para os codoenses disporem desse serviço de alta complexidade no município de Caxias, reduzindo o tempo de viagem, antes de 6 horas, para apenas uma hora. Ainda não pudemos trazer o serviço para nossa cidade por se tratar de alta complexidade, mas referenciá-lo para Caxias foi um grande salto”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE O EXAME

O exame de ressonância magnética possibilita ver imagens do interior do corpo humano com grande nitidez. Trata-se de um dos métodos de imagem mais sofisticados que se tem disponível nos dias de hoje. Segundo o Ministério da Saúde, a organização da oferta de exames de ressonância magnética pela rede pública de saúde e unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) é feita pelos gestores locais que, dependendo do vínculo do hospital onde é oferecido o exame, pode ser a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Duas são as portas de acesso aos exames pelo SUS. Uma delas é nas urgências e emergências, no atendimento a pessoas vítimas de traumas, que precisam de exames detalhados, ou que tenham problemas neurológicos. Outro meio de acesso ao exame é pela Atenção Básica, na qual o médico pode solicitar o agendamento de uma ressonância magnética em uma das unidades de média e alta complexidade do município, ou de cidades da região, incluindo a mais próxima, no caso de não haver o serviço na cidade de origem do paciente.

Ascom/Vereadora Maria Paz   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *