TV SENADO INICIA COM TRANSMISSÃO EM SINAL ABERTO E DIGITAL EM SÃO LUIS

ado-do-Mara

TV Senado

A TV Senado já está com o seu canal digital aberto em funcionamento em São Luís e cidades vizinhas. As transmissões foram inauguradas no início da noite desta segunda-feira (17) em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, que também inaugurou seu canal de televisão. O sinal pode ser captado pelos espectadores no canal 51.1. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com a Assembleia Legislativa, dentro do projeto de expansão dos veículos de comunicação do Senado Federal. Os custos de implantação foram divididos entre os parceiros, garantindo a redução dos investimentos necessários para as duas partes.

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) representou o presidente do Senado, Renan Calheiros, na cerimônia. Ele ressaltou o empenho de Renan para viabilizar a parceira celebrada entre o Senado e a Assembleia. E fez uma homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), que, disse, alterou o paradigma da relação entre o cidadão e o Parlamento brasileiro ao inaugurar, em fevereiro de 1996, a TV Senado.

— Com o sinal aberto, a cada reunião o Senado e a assembleia se transformam em uma audiência pública, reforçando o principio da transparência e fortalecendo a democracia — disse Lobão.

O presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Arnaldo Melo, agradeceu a José Sarney por ter firmado, quando presidia o Senado, protocolo de parceria entre as duas Casas. Ele também ressaltou o papel de Renan Calheiros na concretização do projeto de transmissão da TV Senado em São Luís e de criação da TV Assembleia.

Para o deputado, a inauguração da TV do legislativo maranhense em sinal aberto e outras iniciativas em comunicação vão pôr fim a uma reclamação antiga dos eleitores, para quem os deputados “desaparecem” depois de eleitos.

— Agora, com o sinal aberto, o cidadão vai poder acompanhar todas as iniciativas e debates dos parlamentares — afirmou Arnaldo Melo.

A Secretaria de Comunicação Social do Senado foi representada na cerimônia pelo seu diretor, Davi Emerich, pelo coordenador da TV Senado, Aluizio de Oliveira, e pelo coordenador técnico de expansão da TV Senado, João Carlos Barizon.

A TV Senado já opera em canal aberto em outras 13 capitais – Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, em sistema digital ou analógico. Também está em fase de implantação nas cidades de Boa Vista, Belém, e Maceió.

Ascom Alema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *