VEREADOR GRACINALDO COMEMORA RELEVÂNCIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O SETOR PRIMÁRIO EM CODÓ

vereador

Ver. Gracinaldo

Esta semana centenas de trabalhadores compareceram a uma Audiência Pública sobre o Setor Primário, realizado na Câmara Municipal de Codó. Na oportunidade, o vereador Gracinaldo (PSL) foi o orador de abertura, fazendo o momento de reflexão e pregando a palavra de Deus. O edil meditou sobre a vida de José e seus irmãos, possibilitando que todos os presentes refletissem quanto a suas famílias, que considera o bem mais precioso que uma pessoa possui em vida.

MUITAS COMUNIDADES PRESENTES

Bem diferente de outras reuniões, onde o poder público solicita a presença da população e a ausência é constante, a audiência foi muito bem representada pelo povo, por meio de lideranças comunitárias. Estiveram presentes presidentes de sindicatos, associações e comunidades que representam os trabalhadores do setor primário, como Quebra Coco, Nova Vila, Bom Jesus, Barra do Saco, Boa Esperança, Santa Joana, Matões dos Moreiras, Monte Cristo, Buri Corrente, Quilombola Sta.Maria, entre outras.

MUITAS REIVINDICAÇÕES

Todos os líderes tiveram oportunidade de falar suas reivindicações, que foram várias, mas a maioria em comum. As principais revindicações apresentadas pelos agricultores foram: escolas que fecharam por falta de professores e por falta de estrutura física; desassistência do setor primário pelas autoridades competentes, como a secretaria de agricultura; assentamentos que estão sem auxilio e sem acesso ao PRONAF; agricultores que estão sofrendo porque não conseguem acesso aos creditos fundiário; ausência do poder municipal para auxiliar os agricultores familiares, falta de projetos para a agricultura familiar; problemas em escolas, falta de água, e energia elétrica; ausência dos serviços das máquinas do PAC, que não atuam nas comunidades rurais; auxilio aos produtores quanto ao C A R – Cadastro de Propriedade Rural, criação de reserva ambiental, entre outras.

PEDINDO POR AUDIÊNCIA COM AUTORIDADES

Representante da AGED e secretários municipais ouviram e responderam as reivindicações dos trabalhadores, que também solicitaram audiências públicas com mais secretários municipais, como educação, infraestrutura e saúde, com cinco parlamentares e com o próprio prefeito. Para o vereador Gracinaldo a audiência foi uma das mais positivas e produtivas dos últimos tempos.

“Tivemos a oportunidade de ouvir muitos representantes de diversas localidades e traçar um panorama do que está acontecendo na zona rural, e também saber quais são as demandas do setor primário, para que cada secretaria municipal possa tomas as devidas providências. O público compareceu e as lideranças comunitárias também, o que foi muito salutar para o andamento dos trabalhos”, comentou o parlamentar.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *