Em entrevista na Rádio Mirante de Codó e em seu discurso na 27ª sessão da Câmara Municipal, o vereador Leonel Filho (PTN), falou sobre o trabalho de fiscalização no Rio Itapecuru, que esta sendo feito pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e fez razoáveis cobranças ao poder publico estadual. “A Câmara e seus vereadores estão engajados em solucionar e descobrir qual empresa está poluindo o Itapecuru em nossa região. E vamos continuar e fazer as denúncias cabíveis, caso seja constatado desrespeito as leis ambientais”.
Falta segurança Pública
O líder do governo na câmara iniciou suas críticas pela ultima audiência pública sobre segurança na cidade, onde o secretário não se fez presente e seu adjunto colocou promessas que a população ainda aguarda, após quase um ano de governo Flávio Dino. “A população de Codó ainda aguarda a conclusão das obras do Batalhão da Policia Militar e do centro de ressocialização, conquistas do governo Roseana e que não foram entregues a população de nossa cidade”, lembrou.
Leonel ainda comentou que o governo municipal está fazendo sua parte e dando sua contribuição para a melhoria da segurança pública, como a recuperação de dois postos policiais: o do Km 17 e o da Praça Almirante Tamandaré (Pé da Ponte). “O prefeito Zito está fazendo seu trabalho, recuperando dois postos para a PM, mas o comando da Polícia não está correspondendo. Na época do comandante Jairo Xavier existia policiamento nos distritos Km 17 e em Cajazeiras. Hoje estamos sendo assaltados em postos de gasolina em plena luz do dia”, lamentou. Em seu discurso na tribuna, o vereador Domingos Reis também criticou a falta de policiamento e a ausência nas forças de segurança no Km 17.
Saúde parada e mais demissões
Outro ponto questionado pelo vereador Leonel Filho foi a mudança brusca nos investimentos feitos na saúde estadual, com cortes de pessoal e falta de estrutura. “Antes a UPA encaminhava os pacientes aos centros de saúde do estado na região e na capital. O sistema de vagas para leitos era mais ágil e os funcionários eram pagos em dia e não perdiam seus empregos. O governo Roseana e o Secretário Ricardo Murad conseguiram implantar um dos melhores programas de saúde do Brasil, com hospitais de referência. Hoje, até o hospital Carlos Macieira está com cirurgias suspensas, faltando medicamentos, médicos com seus vencimentos atrasados e instalações sem ar condicionado”.
Outras criticas em relação a saúde foram feitas, como a demissão de funcionários da UPA, bem como o encaminhamento de pacientes dessa unidade para o HGM e não para outros hospitais do estado na região. “Antes a UPA encaminhava para os grandes centros de referencia na nossa região. Agora estão enviando todos os casos ao HGM, sobrecarregando o hospital municipal. No tempo do Secretário Ricardo Murad foram feitos hospitais do estado de referência, como o Macro Regional de Coroatá. Hoje eu pergunto quantos hospitais de alta complexidade foram ao menos anunciados?”, questionou.
Povo aguarda por mudanças positivas
O vereador encerrou seu discurso cobrando ações do governo do estado que beneficiem a população codoense. “Já estamos caminhando para o fim do ano e não vimos mudanças e melhorias para Codó. até agora o que foi feito? Cadê os convênios? Cadê as melhorias para a saúde, educação, infraestrutura, asfalto, ponte. Cadê a colaboração do Estado? Espero muito que o governador supere a atual crise e se esforce para trazer melhores dias para o povo de Codó e Maranhão”.
Ascom
Porque ele não fez isso ano passado, quando participava do governo de estado, agora ele quer cobrar uma coisa que devia ter feito, esse ai não se elege mais nem para associação de moradores.
DO GOVERNO DO ESTADO ELE GOSTA DE COBRAR PQ O GOVERNO NAO FAZ PARTE DO SEU LIVRO, MAIS AS COISAS RUIM DO MUNICIPIO ELE NÃO VER
ELE SO TEM UM OLHO E UM OUVIDO