VEREADOR PEDRO BELO PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DOS 93 ANOS DE EXISTÊNCIA DO PC do B

posse pcdob

Pedro Belo, Gov. Flávio Dino e Helio Soares em meio a outras autoridades

Foi realizada na manhã de hoje, dia 23, em São Luís, a celebração dos 93 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Dos 93 anos de existência, 30 anos são de atuação legal ininterrupta. A sessão solene iniciou às 10h no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. Estiveram presentes no evento, o governador Flávio Dino (PCdoB), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), parlamentares do estado, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e representantes do partido no estado.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, que foi anfitrião, falou da importância da legenda comunista para o Brasil. “O Partido Comunista do Brasil é uma das belas criações sociais na história do país. O PCdoB se mantém sempre coerente com sua trajetória, e, sobretudo, com a sua política estratégica que é construir o socialismo em nossa pátria”.
Momento Histórico

possepacdob2

Encontro

A sessão solene também contou com a presença delideranças partidárias, como os presidentes do PT, PDT, PSB, Pros e PR. Além de lideranças partidárias e dirigentes políticos nacionais e do estado. O presidente do PC do B em Codó, Vereador Pedro Belo, esteve presente no evento e falou sobre a importância da celebração do aniversário do partido e de seus trinta anos de legalidade.
“É uma alegria muito grande poder participar desse evento do PC do B, que soma uma série de motivos para comemoração: seus 93 anos de existência, 30 de legalidade e também a eleição aqui no estado do Maranhão do primeiro governador eleito pela legenda. Isso nos dá muito orgulho. Quero render minhas homenagens ao nosso governador, Flavio Dino, por esse momento único na história do PC do B, ao ex-presidente nacional do PCdoB, João Amazonas e o atual presidente Renato Rabelo, assim como também a todas as lideranças nacionais e regionais do PC do B e de partidos amigos e aliados aqui presentes”, declarou o parlamentar codoense.
Conheça mais um pouco do PC do B
Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista é o partido mais antigo do Brasil. Passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, realçando sua marca revolucionária. Com o golpe militar de março de 1964, o PCdoB e seus militantes viveram um dos piores momentos da sua história, com muitas prisões, exílios, desaparecimentos, torturas e assassinatos. Já nos anos 1970, ainda perseguido pelo regime militar, organizou a Guerrilha do Araguaia. Vários militantes do Partido foram assassinatos à época.
Com a redemocratização do país, em 1985, o PCdoB reconquistou a legalidade. Participou das campanhas das Diretas Já! (1984) e do Fora Collor (1992). Em meados dos anos 1990 lutou contra as políticas neoliberais privatistas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Atualmente tem como desafio aprofundar as mudanças obtidas nos últimos 12 anos, mantendo aliança programática com o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *