VEREADOR PEDRO BELO PARTICIPA DO “DIÁLOGOS PELA EDUCAÇÃO” PROMOVIDO PELA IEMA EM CODÓ

IMG-20160614-WA0022

Diálogos

Na tarde da última segunda-feira, o vereador Pedro Belo (PC do B) participou do encontro Diálogos pela Educação, promovido pela IEMA e realizado no prédio da UEMA em Codó. na ocasião estavam presentes oSecretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada, a diretora da IEMA em Codó Deusimar Serra, o vereador Rodrigo Figueiredo e secretários municipais.

Na oportunidade o secretário falou sobre os investimentos realizados na educação do Maranhão e os cursos profissionalizantes e programas ofertados para os estudantes. A juventude de Codó nos perguntou sobre as oportunidades em educação e dissemos que atualmente nós executamos no Governo do Estado, sob a gestão do governador Flávio Dino, o maior programa de investimento em infraestrutura educacional da história do Maranhão, com investimentos de mais de quinhentos milhões de reais, entre construção, reforma e ampliação de escolas, cursos e programas”, explicou.

Investimentos e oportunidades

Dentre os investimentos e programas do Governo do Estado pontuados pelo Secretário estavam os 240 milhões investidos no IEMA,que é a instituição de educação profissionalizante do Estado, com cursos profissionalizantes em tempo integral. Três unidades já foram entregues (Bacabeira, São luís e Pindaré), mais cinco serão construídas até ano que vem e vinte e três unidades até o fim do governo”.

IMG-20160614-WA0023

Diálogos

Almada ainda falou sobre os Editais da FAPEMA e intercâmbios internacionais. São 30 milhões por ano, disponíveis para projetos de professores e alunos e o nosso   programa Cidadão do Mundo, para intercâmbios no exterior. Qualquer jovem de Codó, entre 18 e 24 anos, vindo da escola pública pode participar e fazer o intercâmbio de três meses com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado”.

Aulão do ENEM em Julho

De acordo com o Secretário, o Programa Aulão do ENEM, estará em Codó no dia 23 de julho, um dia de estudo concentrado, com professores e material didático, e a chance de revisar conteúdos nopreparatório para o exame. “Fizemos ano passado e vamos fazer esse ano. Obtivemos resultados importantes, muitos passaram com boas notas no ENEM e já estão estudando em universidades públicas pelo Brasil”. Outras pautas tratadas com os estudantes foram: a Semana da Ciência e Tecnologia, Programa Lumina Caravana da Ciência e investimentos na UEMA, que estará recebendo investimentos da ordem de trinta milhões, incluindo o campus Codó

Oportunidade para a juventude codoense

Para o vereador Pedro Belo, o evento foi a grande oportunidade para a juventude de Codó saber o que a espera em relação a educação do Estado.Foi um encontro proveitoso com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada, que trouxe mais uma etapa de discussões pela a educação, agora com a juventude do município de Codó, como os programas importantes que o Governo do Estado está ofertando para o nosso município. Uma salutar discussão com professores e alunos das escolas do estado e do município, nossa rede de ensino, secretários municipais e lideranças, para dizer ao secretário as necessidades e o que nós precisamos.Sabemos que o governo, por meio da IEMA, oferta vários cursos e programas para a nossa juventude, como a melhor maneira de fortalecer as politicas públicas do governo do estado para a educação”, concluiu o parlamentar.

Ascom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *