VIXE MARIA: 36 PRESOS NÃO RETORNARAM DA SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS MÃES

saida

Saída temporária

Mais uma vez a taxa de evasão de presos beneficiados com a famosa e polêmica saída temporária alcança a média esperada. Contrariando as perspectivas da juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, 36 dos 346 que deixaram as celas na última quinta-feira (5) por conta do Dia das Mães, não retornaram aos presídios.

Contudo a juíza Ana Maria havia autorizado a saída de 361 presos da capital, porém 15 foram impedidos de sair. O retorno dos 346 internos ao sistema prisional ficou estabelecido para ocorrer até às 18h de ontem (11), prazo este determinado por meio da Portaria 014/2016, que prevê pena de regressão de regime, para os internos que descumpri-la.

Vale ressaltar que o Maranhão está entre os três Estados brasileiros com maior taxa de evasão de detentos que não retornam as unidades prisionais, por dois anos consecutivos. A taxa sempre varia entre 14 a 15% no que se refere a evasão.

Os 36 que não retornaram da saída temporária do Dia das Mães são considerados a partir de hoje foragidos da Justiça.

Em março, na saída pelo feriado da Páscoa foram beneficiados 362 presos da capital, sendo que 47 jamais retornaram as celas.

Mesmo com a sensação de insegurança que os números apresentados causam na população, a juíza Ana Maria Almeida não associa a evasão dos detentos ao aumento da criminalidade. O fato é que a maioria dos que se transformam em foragidos voltam a cometer novos delitos e acabam sendo presos novamente.

Fonte: Blog do Minard

Um comentário em: “VIXE MARIA: 36 PRESOS NÃO RETORNARAM DA SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS MÃES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.