CODÓ REALIZA CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL.

 

13Foi realizada nesta sexta-feira (5) a 3ª Conferência de Promoção de Igualdade Racial da Região dos Cocais. O evento aconteceu no Auditório da Associação Comercial de Codó e a solenidade oficial reuniu diversos seguimentos da sociedade codoense. Na oportunidade estavam presentes a Secretária de Estado da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial do Município de Codó, Augusto Serra, vereadores, além de líderes religiosos e comunitários.

Após o momento cultural sobre a religiosidade afro-descendente e a execução dos hinos Nacional e da Igualdade Racial, deu-se a abertura da conferência com fala das autoridades que compunham a Mesa de Honra. O encontro também contou com a presença do Pároco da cidade, José Pelegrine, o representante das Comunidades de Terreiros de Codó, João Tavares, representante das Comunidades Quilombolas do município, Francisco Carlos e secretários municipais de governo.

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo, por um Brasil afirmativo” a palestra principal tratou sobre os desafios e os avanços do enfrentamento ao racismo no país e estratégias para o desenvolvimento de políticas de igualdade racial. Para o Secretario de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, o evento oferece a oportunidade de o município desenvolver mecanismos de controle social sobre o tema e da sociedade ter maior participação no monitoramento das políticas de igualdade racial.

“Estamos aqui reunidos para atender demandas de diversos grupos étnicos e sociais, para defender os interesses dessas comunidades e garantir cidadania a elas. É importante a participação popular. Se fizeram presentes aqui representantes de todos os povos que compõe a nossa sociedade e nossa diversidade demográfica como famílias árabes, famílias ciganas, comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas, quebradeiras de coco. todos juntos trabalhando e buscando o que há melhor de propostas para conferência estadual sobre igualdade racial”, disse.

A Conferência de Codó elegerá delegados para representarem o município na etapa estadual da Conferência da Igualdade Racial e aprovará documentos, após deliberação plenária, a serem encaminhados aos executivos da conferencia estadual, para fins de conhecimento e encaminhamentos de demandas retiradas dos debates.

Rafael Fernandes.

 

Um comentário em: “CODÓ REALIZA CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *